O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP), afirmou que a verosímil candidatura do cantor sertanejo Gusttavo Lima à Presidência da República em 2026 depende significativamente do suporte de Jair Bolsonaro. Em declarações recentes, Nogueira sugeriu que, sem o respaldo do ex-presidente, que ainda é uma figura meão no campo conservador, a viabilidade da candidatura de Lima poderia ser bastante comprometida.
Ciro Nogueira, que tem uma relação próxima tanto com Bolsonaro quanto com figuras influentes no cenário político brasílio, indicou que Gusttavo Lima telefonou para ele no dia 1º de janeiro para expressar sua intenção de concorrer à Presidência. No entanto, Nogueira foi simples ao manifestar que, para ter sucesso, Lima deveria buscar o suporte de Bolsonaro. “Se ele quer mesmo concorrer, deveria ter o suporte do Bolsonaro”, disse Nogueira, enfatizando a relevância do ex-presidente na equação eleitoral para qualquer candidato da direita.
Posts na plataforma X refletem essa dinâmica, com muitos usuários discutindo a submissão de Lima em relação a Bolsonaro para lucrar tração eleitoral.
Alguns veem a enunciação de Nogueira uma vez que um reconhecimento pragmático da verdade política, onde Bolsonaro, apesar de inelegível até 2030 devido a uma pena pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda detém considerável influência sobre o eleitorado conservador. Outros, porém, questionam se Lima, sabido por seu sucesso músico e suporte a Bolsonaro no pretérito, poderia de indumento mobilizar uma base eleitoral significativa independentemente do suporte explícito do ex-presidente.
A estudo também se estende às implicações estratégicas para o PP e para a direita brasileira.
A verosímil candidatura de Gusttavo Lima poderia dividir os votos conservadores se não for muito gerenciada, mormente em um cenário onde outros líderes uma vez que Ronaldo Caiado também se posicionam uma vez que possíveis candidatos à Presidência. A indicação de Nogueira é vista uma vez que um apelo à unidade dentro da direita, sugerindo que qualquer movimento significativo contra o governo atual de Lula precisaria da bênção e do suporte de Bolsonaro para não fragmentar ainda mais a oposição.
Em resumo, a candidatura de Gusttavo Lima à Presidência parece estar condicionada, segundo Ciro Nogueira, ao endosso de Jair Bolsonaro, refletindo a dificuldade das alianças políticas e a centralidade do ex-presidente na forma do cenário eleitoral conservador para 2026.