O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), disse que o setor técnico da Moradia vai examinar a reembolso de uma privada e duas pias retirados do gabinete pela ex-vereadora Janaína Lima (PP) no final do ano. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, 3, Janaína afirmou que, por uma “decisão pessoal”, vai doar os itens à Câmara. Ela afirma que retirou os objetos de seu gabinete porque haviam sido adquiridos com seus próprios recursos e por orientação jurídica.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Fui informado sobre a entrega feita pela ex-vereadora Janaína Lima”, afirmou Teixeira, em nota. “Os equipamentos foram recebidos e fotografados por guardas municipais. Porquê a Câmara ainda está em recesso, a partir de segunda-feira, 6, com a reabertura da Moradia, o setor técnico avaliará porquê proceder.”
Funcionário foi flagrado retirando privada de gabinete
A atitude de Janaína causou surpresa entre os ex-colegas. Imagens de segurança obtidas nesta quarta-feira, 1°, mostraram o momento em que homens saem do gabinete de Janaína com uma pia e uma privada.
A ex-vereadora justificou que os equipamentos foram destinados ao descarte ou a pessoas que necessitavam. Ela ainda ressaltou que nem ela, nem seus assessores tinham interesse nos itens.
Leia também: “Ex-vereadora de SP se defende sobre retirada de privada e pia: ‘Saudação o numerário público’”
Janaína destacou que, em 2019, conduziu uma reforma no gabinete, transformando o espaço em um padrão de coworking.
Em expedido, Janaína assegurou que “todo o patrimônio da Moradia está devidamente elencado e conferido pelo setor responsável, garantindo totalidade transparência e conformidade”. Ela reforçou que os itens retirados não configuram ramal de patrimônio público.
O gabinete dela foi herdado por Adrilles Jorge (União Brasil), que reclamou da pouquidade dos objetos no banheiro.