Os comandantes das Forças Armadas atenderam ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmaram que estarão presentes no evento em memória aos dois anos dos atos de 8 de janeiro. Dissemelhante do ano pretérito, em que foi realizada no Congresso Vernáculo, a solenidade ocorrerá no Palácio do Planalto.
Na ocasião, o general Tomás Paiva, o brigado Marcelo Damasceno e o almirante Marcos Olsen representarão o Tropa, a Aviação e a Marinha, respectivamente.
Também marcarão presença o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federalista (STF), Luis Roberto Barroso.
De combinação com informações da CNN Brasil, o evento enfrenta resistência nos próprios bastidores por secção daqueles que avaliam que ele não contribui para pacificar o país e que acirra os ânimos da polarização. No entanto, a gestão federalista tem insistido em usar a data politicamente.
A programação incluirá a entrega de obras de arte que foram restauradas posteriormente sofrerem danos na invasão. Também terá um ato simbólico com os representantes dos Três Poder