O dirigente do Meio de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Marcelo Trigueiro, informou em entrevista coletiva à prelo,neste domingo (11), em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o teor dos dois gravadores conhecidos, porquê caixas-pretas.
“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.
A avião operada pela Voepass Linhas Aéreas, caiu na sexta-feira (9), em Vinhedo, por volta de 13h30. O acidente causou a morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
O dirigente do Cenipa explicou que estão em poder das autoridades duas caixas pretas do avião matrícula PS-VPB: o gravador de voz, o Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, Flight Data Recorder. Os dados confirmam que não houve, em nenhum momento, por secção da tripulação da avião acidentada, enunciação de emergência aos órgãos de controle de tráfico alheado.
Investigações
O brigadeiro Marcelo Trigueiro informou que, em seguida a desenlace desta primeira temporada de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima lanço será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.
“Agora, aguardamos a risca de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram cá comigo [em Vinhedo], regressarem a Brasília para a gente inaugurar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade”.
O responsável pelas investigações também explicou que os dois motores da avião serão guardados e analisados, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo, localizada no Campo de Marte, na capital paulista.
As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília: “os motores serão segregados para a anterior estudo de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, porquê uma secção da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”.
O militar estima que o relatório preparatório da investigação será apresentado em 30 dias, seguindo protocolos internacionais.
A enunciação foi dada em seguida Trigueiro frisar que o Laboratório de Estudo de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da FAB tem capacidade e autonomia para fazer a extração e estudo de dados das caixas-pretas, no próprio país, sem premência de recorrer à ajuda internacional.
Representantes estrangeiros
Durante a entrevista aos jornalistas, o militar informou que o governo brasílio, fez o invitação aos países onde estão sediadas as empresas responsáveis pelo projeto e fabricação da avião e, também pelos motores, conforme protocolos previstos na Convenção de Aviação Social Internacional, também conhecida porquê Convenção de Chicago, que tem 193 países signatários, entre eles o Brasil.
Desta forma, peritos do Brasil, França e Canadá devem atuar em conjunto na apuração das causas do acidente alheado.
Desde a noite de sábado (10), interagem nas investigações com os técnicos do Cenipa três representantes da Escritório Francesa (Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Sécurité De L’aviation Civile, France – BEA França), por ser a sede da obreiro francesa de aviões regionais, a Avions de Transport Régional (ATR).
Neste momento, o brigadeiro Marcelo Trigueiro diz que são aguardados para aprofundamento das investigações técnicas os representantes da filial do Canadá Transportation Safety Board (TSB), que certifica o motor turboélice PW127M, desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada.
“Nas próximas horas, ainda receberemos os investigadores do Transportation Safety Board of Canada e da obreiro de motores Pratt & Whitney para continuar a interação com os destroços nesta investigação.”. E mais: STF aprova orçamento de R$ 953 milhões para a Incisão no ano que vem. Clique AQUI para ver. (Foto: FAB, via EBC; Nascente: EBC)
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