Imagens revelam a cena brutal dentro de um vagão do metrô em Brooklyn, Novidade York, onde um imigrante guatemalteco ateou queimação em uma mulher enquanto ela dormia. Depois o ataque, o suspeito teria testemunhado calmamente à vítima ser consumida pelas chamas, segundo autoridades locais. (Imagens fortes no final da material).
Sebastian Zapeta-Calil foi conquistado por câmeras de segurança da Domínio Metropolitana de Transportes (MTA) no momento do ataque, que ocorreu em um vagão da traço F. Nas imagens, ele aparece com as mãos nos bolsos do moletom enquanto as chamas consomem a mulher. A vítima, que estava sentada no trem e aparentemente utilizava um andador — visível nas imagens —, não conseguiu se proteger do ataque.
Vídeos também mostram Zapeta-Calil tentando nutrir o queimação com uma camiseta ou outro tecido enquanto as chamas atingiam o teto do vagão.
Pouco tempo depois, o suspeito foi recluso em outro trem, portando um isqueiro no bolso. Até o momento, as autoridades não determinaram a motivação do delito.
Durante o interrogatório, Zapeta-Calil afirmou que estava embriagado e não se lembrava de ter ateado queimação na vítima.
O caso gerou comoção entre os moradores de Novidade York, que destacam a urgência de substanciar a segurança no transporte público da cidade. Assista aquém:
This is what happens in NYC when you arrest people who try to intervene! No one is helping this woman who was set on fire 🔥
https://t.co/9zWiEnKkyY— Badass (@Keepfighting250) December 22, 2024