O Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista, anunciou o promanação de quatro leoazinhas, filhas do leão Django e da leoa Erindi.
Os filhotes, nascidos em novembro, tiveram suas primeiras imagens divulgadas no último sábado (21), nas quais aparecem brincando, descansando e interagindo com a mãe, que não hesita em discipliná-las com alguns puxões de ouvido.
Django, pai das filhotes, nasceu no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca, e chegou ao Zoo SP ainda jovem. Ele já foi pai de outros quatro filhotes no ano pretérito, mas, desta vez, a mãe é Erindi, vinda do Gaia Zoo, na Holanda. Atualmente, o Zoológico de São Paulo abriga 18 leões, formando o maior plantel dessa espécie em zoológicos brasileiros.
Preservação genética e combate à extinção
O Zoológico de São Paulo é reconhecido por seu trabalho de preservação e reprodução de felinos. Ao longo de sua história, 15 espécies já se reproduziram no sítio, sendo que 13 delas estão sob risco de extinção.
Para prometer a saúde genética dos filhotes, o Zoo SP utiliza uma plataforma global que reúne dados de mais de milénio zoológicos em 90 países.
“Antes de a gente sentenciar juntar um viril e uma fêmea, temos que fazer um estudo da árvore genealógica desses animais. A gente sabe toda a linhagem deles. Só assim temos certeza de que os filhotes serão geneticamente saudáveis”, explicou Ariel Tandello, biólogo do Zoológico de São Paulo. (Foto: divulgação; Natividade: G1)