O presidente Lula (PT) se manifestou para prestar solidariedade às famílias das pessoas que morreram na queda de um avião em Gramado, na Serra Gaúcha (RS), na manhã deste domingo (22). Ao todo, dez pessoas morreram no acidente, entre elas o executivo Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, que estaria pilotando a avião, segundo as primeiras informações. O grupo de passageiros havia saído de Canela (RS) em direção a Jundiaí (SP).
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no meio de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aviação investiga as causas do acidente e o governo federalista está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve verosímil”, disse o presidente, por meio de nota publicada no X (velho Twitter).
Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no meio de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aviação investiga as causas do acidente e o governo federalista está à disposição do governo do estado e…
— Lula (@LulaOficial) December 22, 2024
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também se manifestou sobre o tema. Em nota pública enviada à prelo, o pessedista disse lamentar a tragédia. “Expresso meus sentimentos e minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente distraído ocorrido neste domingo (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Estendo minhas pêsames ao governador Eduardo Leite e libido muita força ao povo gaúcho. Que todos possam superar esse momento de dor que entristece a todos nós”, disse.
O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), se deslocou para o sítio do acidente e também prestou solidariedade aos familiares das vítimas. “Nosso amplexo e solidariedade às famílias, daqueles que infelizmente tenham perdido a vida nesse acidente”, se manifestou em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo as autoridades locais, o acidente ocorreu a partir da colisão da avião com uma loja e uma pousada. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas. Não foi divulgada ainda a lista dos passageiros que estavam a bordo, mas, segundo o governo sítio, o avião levava familiares de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi.
Edição: Geisa Marques