A montadora Volkswagen disse nesta sexta-feira (20) que planeja trinchar muro de 35 milénio empregos na Alemanha até 2030, de congraçamento com um congraçamento firmado com os sindicatos, para forrar quatro bilhões de euros (mais de R$ 25 bilhões) por ano.
“Com o pacote de medidas que foi acordado, a empresa estabeleceu um curso decisivo para seu porvir em termos de custos, capacidades e estruturas”, disse o CEO da VW, Oliver Blume, em enviado.
Depois mais de 70 horas de negociações, o recomendação de trabalhadores da empresa anunciou que o sindicato havia chegado a um congraçamento que significava “redução de capacidade para as fábricas alemãs, mas sem fechamentos”.
Em setembro, o principal grupo automotivo europeu anunciou que planejava fechar pelo menos três fábricas na Alemanha , onde tem muro de 120 milénio funcionários. O projecto, apresentado pela direção, incluia uma redução salarial de 10% para todos os colaboradores e a transferência de várias atividades do grupo da Alemanha para o exterior.
Depois rejeitar proposta do sindicato IG Metall para proteger os empregos, a empresa enfrentou uma intensa mobilização grevista.
*Com AFP
Edição: Leandro Melito