A Percentagem de Cultura, Pecuária, Provisão e Desenvolvimento Rústico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na obtenção de veículos novos por produtores rurais.
A proposta, relatada pelo deputado Maurício do Vôlei (PL-MG), é um substitutivo ao Projeto de Lei 2682/23, de autoria do deputado Henderson Pinto (MDB-PA), e a dois apensados. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
Benefícios para o setor agropecuário
A proposta abrange:
• Produtores rurais pessoas físicas com pelo menos três anos de atividade agropecuária, que poderão comprar automóveis novos com isenção de IPI, até o valor de R$ 250 milénio.
• Pessoas jurídicas com mais de cinco anos de atividade agropecuária, que terão entrada ao favor para a compra de máquinas e equipamentos novos destinados a atividades de reflorestamento.
• Veículos utilitários nacionais, sem restrições quanto à motorização, número de portas ou tipo de combustível, também estarão contemplados.
Maurício do Vôlei destacou que o substitutivo unifica os três projetos originais e prevê regulamentação ulterior para detalhar os critérios de entrada ao favor.
Impacto para o campo
O deputado Henderson Pinto, responsável do texto original, ressaltou a relevância dos veículos no setor agropecuário:
“O favor contribuirá para a geração de ofício e renda no campo e para a redução dos preços dos produtos agropecuários.”
A medida também é vista porquê precípuo para estimular a modernização da infraestrutura rústico e fortalecer a competitividade do setor agropecuário brasílio.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter ilativo e seguirá para estudo nas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada nas duas comissões, será encaminhada ao Senado para votação. E mais: Imigrantes investiram R$ 283 milhões em imóveis no Brasil em 2024. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Câmara; Manadeira: PL)