A Procuradoria de Proteção e Resguardo do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) divulgou na última sexta-feira (29) que recebeu, entre 30 de outubro e 29 de novembro, 2.016 reclamações sobre as compras feitas no famoso período de ofertas.
Segundo o levantamento do órgão, 639 queixas foram exclusivamente sobre o delongado na entrega de mercadorias. Já 217 reclamações foram sobre produtos diferentes ou incompletos do comprado; 195 problemas com cancelamento das compras; 183 foram queixas de itens de maquiagem com desconto; e, fechando a lista, 175 reclamações relacionadas com a falta de itens anunciados.
Entre as empresas, Dotcom e Sephora estão no topo da lista de reclamações, com 107 queixas. Em seguida, Magazine Luiza, Netshoes, Quadra Cosméticos, Magalupay e Hub Fintech, com 72 queixas formalizadas. Em terceiro lugar, está o Mercado Livre que acumula 63 queixas por segmento dos consumidores. Na sequência, aparece Via, Casas Bahia, Ponto Insensível e Extra, somando 57 reclamações; Por término, no final da lista, as empresas Amazon, Evidente, Net, Embratel e Nextel estão empatadas com 43 reclamações.
Em nota, o Procon disse que manterá os atalhos em seu site para reclamações relacionadas à Black Friday, pois essas notificações são necessárias para identificar problemas e autuar as empresas em procura da melhoria dos serviços e atendimento ao público.