Motivo é o xingamento da primeira-dama contra Elon Musk
Nesta quarta-feira (27), a Percentagem de Relações Exteriores e de Resguardo Vernáculo da Câmara sancionou, com 14 votos em prol e 5 contra, uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, também conhecida uma vez que Janja. A ação foi motivada por um insulto que ela dirigiu ao empresário Elon Musk durante atividades relacionadas ao G20.
O incidente aconteceu em 16 de novembro, em uma conferência sobre a luta contra a desinformação no Cria G20, que ocorreu no Rio de Janeiro. Durante o exposição, o som de uma buzina de navio foi ouvido ao fundo, interrompendo a fala. Em retaliação, Janja observou:
– Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho pavor de você, inclusive, f*** you, Elon Musk.
Enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais, o xingamento em inglês foi proferido. Musk, possuinte do X, é contra essa medida. Ele respondeu em sua plataforma que o governo atual “perderá a próxima eleição”.
Os deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN), juntamente com Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), propuseram uma moção de repúdio de cunho simbólico e sem impacto prático. A motivação para tal ação, conforme os parlamentares, é a atitude da primeira-dama, que consideram “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e que “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce uma vez que representante simbólica da país, em um evento de tamanha visibilidade”.
Apesar de a maioria dos votos de aprovação ter vindo de parlamentares da oposição, membros de partidos que contam com integrantes no governo, tais uma vez que União Brasil, PP e Republicanos, também deram suporte à moção.