Um grupo de servidores da Instrução do Rio de Janeiro invadiu a Câmara de Vereadores, na Cinelândia, na noite desta terça-feira (26), em protesto contra o projeto de lei do prefeito Eduardo Paes (PSD) que amplia a trouxa horária dos professores. Eles também pediram a revogação de uma lei que estende contratos temporários por até seis meses.
Os manifestantes seguravam cartazes e gritavam “servidor na rua, Paes a culpa é sua”. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um cenário de arruaça.
A sessão precisou ser suspensa e a Polícia Militar acionada para substanciar a segurança. A maior segmento dos vereadores havia deixado o salão.
Publicidade
Por volta das 21h30, o grupo deixou a Câmara em seguida um contrato para reunião com representantes da Câmara e do governo, com a garantia de que o projeto não será votado nesta semana. A reunião está prevista para esta quinta (28).
A categoria entrou em greve por tempo indeterminado na última segunda (25). Além de ampliar a quantidade de aulas para os professores, o projeto tem outros pontos polêmicos uma vez que a extinção da licença-prêmio (concedida a cada cinco anos) e suspensão da escrutínio do estágio probatório durante licenças e afastamentos.
Ver essa foto no Instagram
Créditos (Imagem de cobertura): Foto: Reprodução/Vídeo redes sociais