O 2º Encontro das Tribos Indígenas Carnavalescas de João Pessoa acontece nesta quinta-feira (28), no estacionamento do Meio de Informação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federalista da Paraíba (UFPB), a partir das 16h. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
O evento pretende promover compartilhamento de saberes, assim, a programação inclui rodas de conversas com mestres de tribos indígenas carnavalescas de João Pessoa e oficinas de toque e dança. A ação é uma realização do Coletivo Jaraguá, por meio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o grupo de pesquisa CosMover: danças em perspectivas pluriepistêmicas.
A Lei n.º 12.452/22 reconhece as Tribos Indígenas Carnavalescas uma vez que Patrimônio Cultural Incorpóreo da Paraíba. Apesar disso, segundo o resumo do evento, “tal prática ainda vivencia um estado de escassez de ações de valorização, registro e divulgação”.
Nesse sentido, o evento procura promover e salvaguardar esse patrimônio e continuar a mobilização para o registro uma vez que Patrimônio Cultural Brasílio.
“As tribos são formadas majoritariamente por trabalhadores e estudantes. Muitos desses integrantes vivenciam um contexto de plebeu poder econômico, desemprego ou subemprego, vulnerabilidades estas que se agravaram com os efeitos socioeconômicos da pandemia”, explica o resumo do evento.
De convenção com a organização do encontro, as oficinas serão ministradas por tocadores de zabumba, gaita (instrumento de sopro similar ao pife), ganzá e triângulo, além de mestres de dança, e terão uma vez que fechamento um cortejo pela UFPB, “permitindo aos presentes uma vivência completa dessa prática músico e performática”. Serão emitidos certificados para os participantes.
História
As Tribos Indígenas Carnavalescas são uma gaudério de carnaval, uma revelação cultural tradicional de João Pessoa, com ocorrência registrada há mais de 100 anos. “Trata-se de uma prática cultural representativa da flutuação cultural afro-indígena brasileira. A dedicação dos mestres e integrantes dos grupos em manter viva tal prática cultural é um trabalho de grande relevância para a memória e identidade de João Pessoa”, afirma a organização do evento.
Programação
28 de novembro
16h – Roda de Conversa com mestres de 10 Tribos Indígenas Carnavalescas de João Pessoa
19h – Oficina de Toque e Dança com ministradas por tocadores e puxadores de dança Tribos Indígenas Carnavalescas
Público-alvo: discentes dos cursos de dança, teatro, música, informação, turismo e professores desses cursos.
Saiba mais cá.
Apoie a informação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Veste Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil – Escritório: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)
Manadeira: BdF Paraíba
Edição: Carolina Ferreira