Com 149 atletas em nove modalidades, a delegação fluminense vai participar da cerimônia de lhaneza dos Jogos Paralimpicos Escolares, que terão início nesta quinta-feira (27), em São Paulo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), liberou R$ 1,2 milhão para a comitiva, nesta terça-feira (26).
A verba cobrirá os gastos com viagens, uniformes, equipamentos e profissionais que acompanham os esportistas, que representam 46 instituições educacionais, de oito regiões do território fluminense.
A liberação do valor se deu pela atuação do deputado Fred Pacheco (PMN) junto à gestão estadual. O deputado preside a Cpreterição das Pessoas com Deficiência da Câmara Legislativa.
“O Rio nunca poderia permanecer fora desse evento, por vários motivos. Mas o principal deles era não decepcionar os nossos meninos e meninas, que encontram no esporte um caminho espetacular de integração social. Isso tudo, evidente, sem narrar o libido deles de serem vitoriosos nas suas modalidades”, disse Pacheco, que estará presente na lhaneza do evento, segundo o site Tempo Real.
Os Jogos Paralimpicos Escolares são o maior evento do mundo para crianças com deficiência e em idade escolar. Atletas e acompanhantes contarão com o suporte institucional e logístico da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj).