Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma proposta orçamentária para a compra de um novo avião presidencial, mas, devido às restrições impostas pelo busto fiscal, o projeto segue sem previsão de implementação. A reportagem é do portal Estadão.
O dispêndio estimado para o protótipo solicitado, com maior autonomia de voo, varia entre US$ 250 milhões (R$ 1,45 bilhão) e US$ 350 milhões (R$ 2,03 bilhões).
As opções apresentadas pelo Ministério da Resguardo incluem modelos da Airbus. No entanto, mesmo que uma encomenda fosse feita agora, a previsão de entrega seria unicamente em 2027, em seguida o término do atual procuração. Uma vez que selecção, está em estudo a reforma de um Airbus A330-200 já existente, mas o supino dispêndio dessa adaptação também é um empecilho.
Segundo fontes do governo ouvidas pelo Estadão, o atual momento de ajustes nas contas públicas torna inviável um gasto dessa magnitude. Outrossim, há receio de críticas, principalmente enquanto medidas de contenção, porquê mudanças nos critérios de reajuste do salário mínimo, são discutidas. Qualquer decisão sobre a compra do novo avião ainda dependeria de aprovação do Congresso.
Lula, no entanto, defendeu a urgência de modernizar a frota presidencial em entrevista recente à Rádio O Povo/CBN. “A ignorância não pode prevalecer. Um avião é para a instituição Presidência da República, quem quer que seja eleito presidente”, afirmou. Ele também mencionou a possibilidade de comprar “alguns aviões” para atender à crescente demanda de deslocamentos dos ministros, necessários para executar a agenda de entregas do governo.
Atualmente, Lula utiliza uma aeroplano adquirida em seu primeiro procuração, em 2005, por US$ 56,7 milhões (atualizados para US$ 91,7 milhões, ou R$ 531,8 milhões). O avião é equipado com escritório, suíte, sala de reuniões e espaço talhado à segurança presidencial. E mais: MST reclama de lentidão do Governo Lula e serpente saída de ministro. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Manadeira: Estadão)