O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), protocolou um requerimento para realizar uma sessão de debates temáticos na Lar, no próximo dia 3 de dezembro, sobre três documentos de autoria do papa Francisco que abordam assuntos porquê meio envolvente e justiça social. O pedido foi protocolado na última segunda-feira (18).
Na solicitação, Pacheco propõe que sejam debatidas duas encíclicas do pontífice: a Laudato Si (Louvado Seja, em latim) e a Fratelli Tutti (Todos Irmãos, em italiano). Além delas, também seria discutida a exortação apostólica Laudato Deum (Louvar a Deus, em latim).
As encíclicas, que possuem um tom mais solene, são cartas do papa para os bispos católicos e tratam de temas sociais e disciplinares. As exortações, por outro lado, abordam ensinamentos gerais e tem um tom menos solene. De pacto com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, os documentos escolhidos por Pacheco guardam relação entre si.
A encíclica Laudato Si e a exortação apostólica Laudato Deum falam sobre a convergência entre a fé católica e a conservação ambiental. A Fratelli Tutti, por sua vez, é considerada por especialistas porquê uma prolongação da Laudato Si e aborda, de modo universal, a honra humana e a premência de fraternidade e amizade. Informações Pleno News