O esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai no segundo vez das eleições realizadas neste domingo (24), marcando a volta do partido liderado pelo ex-presidente José Mujica ao comando do país. Com 94,4% das urnas apuradas, Orsi recebeu 1.123.420 votos, superando o contendedor de centro-direita, Álvaro Franzino, que obteve 1.042.001 votos, conforme dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral.
Em oração depois a vitória, Orsi, ex-professor de história, mencionou a prestígio do diálogo. “Serei o presidente que apela repetidamente ao diálogo vernáculo para encontrar as melhores soluções, naturalmente seguindo a nossa visão, mas também ouvindo com muita atenção o que os outros nos dizem.”
Franzino, do Partido Vernáculo, reconheceu a itinerário e parabenizou Orsi em nome da coalizão governamental liderada pelo atual presidente Luis Lacalle Pou.
Resultado e alianças
No primeiro vez, realizado em 27 de outubro, Orsi liderou com 43,9% dos votos, enquanto Franzino ficou com 26,8%. No segundo vez, Franzino recebeu o base do terceiro posto, Andrés Ojeda, do partido Colorado, que havia obtido 16% dos votos.
Apesar de simbolizar a oposição, Orsi garantiu que sua gestão buscará uma “mudança segura” e afastou a possibilidade de medidas radicais no país.