m túnel submerso de 548 metros será construído para conectar Itajaí e Navegantes, no litoral setentrião de Santa Catarina, passando sob o leito do Rio Itajaí-Açu, próximo à sua foz no Atlântico. O projeto incluirá ciclovias e esteiras para pedestres, oferecendo opções de mobilidade ativa para os moradores da região.
A obra faz segmento do Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí), que visa conectar 11 municípios. Os estudos técnicos foram concluídos e os projetos básicos estão em curso, com previsão de entrega em 2026 para início do licenciamento ambiental.
Dimensões e estrutura do túnel
Com 29 metros de profundidade e um mudo de 13 metros para navegação, o túnel terá rampas de chegada que ampliam a extensão totalidade para 878 metros. O projeto é semelhante ao túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista. A seção transversal contará com três células segregadas: duas para tráfico de veículos, incluindo faixas exclusivas para ônibus, e uma meão com ciclovias e esteiras.
Debates sobre alternativas e espeque técnico
Assim porquê ocorreu em Santos e Guarujá, a construção de uma ponte foi discutida porquê opção. Porém, a opção pelo túnel foi apoiada pelo Parecer Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). Os acessos serão localizados no bairro Imaruí, em Itajaí, e entre o meio e o bairro São Domingos, em Navegantes.
Consórcio regional e financiamento misto
A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) criou um consórcio envolvendo as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, e outras oito localidades. O projeto será financiado por recursos públicos e privados, com previsão de pedágio no túnel. Recentemente, o governo estadual reservou R$ 136 milhões para o empreendimento, que terá dispêndio totalidade estimado em U$ 342 milhões (murado de R$ 2 bilhões). O Banco Mundial aprovou um empréstimo de U$ 90 milhões (R$ 519 milhões) para o projeto.
Integração e o turismo
O projecto inclui a implantação de um BRT 100% elétrico com calhas exclusivas e estações alimentadas por robustez solar, conectando os 11 municípios e promovendo integração com redes de mobilidade ativa. Outrossim, o túnel deverá se tornar uma atração turística, reforçando a vocação da região, que já conta com destinos porquê Balneário Camboriú, famoso por suas praias e arranha-céus.
As obras prometem transformar a infraestrutura lugar, reforçando a posição estratégica da região, atendida por rodovias, o Porto de Itajaí e o Aeroporto Internacional de Navegantes. Veja mais no vídeo institucional aquém! (Foto: divulgação; Manancial: Estadão)