Líder do principal partido de direita de Portugal, o deputado André Ventura (Chega) chamou o presidente brasílico Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” e afirmou que, caso chegue ao missão de primeiro-ministro português, levará “algemas” em um encontro com o petista a término de encaminhá-lo à prisão.
A enunciação ocorreu em publicação no X, por meio da qual ele compartilha uma foto do atual primeiro-ministro do país, Luís Montenegro, cumprimentando Lula na Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro. – Se eu for primeiro-ministro, leste momento nunca vai suceder. E, se tiver de ser, levo as algemas para encaminhar o ladrão para a prisão – escreveu. No mesmo dia, Ventura repostou uma reportagem sobre a enunciação e adicionou:
– Não é só do Lula. É de todos os corruptos, sejam portugueses ou ponham os pés em Portugal. A depravação já nos custou muitas vidas destruídas, é tempo de debutar a limpeza!
Nas últimas eleições, o partido Chega demonstrou um propagação notável, saltando de 12 para 46 congressistas. A legenda tem o espeque do ex-presidente brasílico Jair Bolsonaro (PL), que leste ano chegou a gravar um vídeo pedindo votos em obséquio da {sigla}.
Se eu for primeiro-ministro, leste momento nunca vai suceder. E, se tiver de ser, levo as algemas para encaminhar o ladrão para a prisão! pic.twitter.com/NTk4LA00yx
— André Ventura (@AndreCVentura) November 19, 2024