A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) está convocando empresários de setores da hotelaria e sustento fora do lar a se engajarem em um boicote contra a rede Carrefour. O movimento ocorre em seguida a decisão do CEO global da empresa, Alexandre Bompard, de suspender a venda de músculos proveniente do Mercosul nas lojas da França, independentemente de preços e quantidades oferecidas pelos países da região.
A Fhoresp, que representa mais de 500 milénio empresas unicamente no estado de São Paulo, exige que a varejista francesa mude sua postura em relação à músculos do Brasil. A Federação afirma que deixará de comprar produtos do Carrefour enquanto a empresa mantiver a decisão de desqualificar as carnes brasileiras.
“Somos mais de 500 milénio empresas, unicamente no estado de São Paulo, que deixarão de comprar do Carrefour, enquanto martelar em desqualificar nossa músculos, questionando uma qualidade comprovada globalmente. Solicitamos o engajamento e a adesão das empresas de Hotelaria e de Alimento neste movimento, até que a varejista volte detrás deste posicionamento errôneo e desrespeitoso”, diz o enviado da Fhoresp.
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A decisão do Carrefour, que também afeta as redes Atacadão e Sam’s Club, pertencentes ao mesmo grupo, é vista pela Fhoresp uma vez que uma atitude “estritamente protecionista e desrespeitosa”. A Federação alega que a medida prejudica toda a calabouço produtiva vernáculo, uma vez que está colocando em incerteza a qualidade das carnes brasileiras, que são amplamente reconhecidas e exportadas para diversos países ao volta do mundo.
“O Carrefour, que se beneficia do mercado brasílico, operando uma vez que a maior rede varejista do País, com mais de 500 lojas, deveria provar mais saudação aos produtos que enriquecem seus acionistas. É intolerável que uma empresa que prospera em solo brasílico adote práticas que desconsideram a qualidade e o trabalho difícil dos nossos produtores”, afirmou a Fhoresp.
Pedestal do Setor Produtivo
A mobilização da Fhoresp segue a mesma risca de ação de outras entidades do setor produtivo, uma vez que a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Essas organizações estão unidas em um esforço para pressionar o Carrefour a volver sua decisão, que impacta diretamente os produtores de músculos do Brasil e compromete o transacção com outros países, principalmente a França.
A medida está gerando um espaçoso debate sobre o protecionismo no transacção internacional e a qualidade dos produtos brasileiros. Enquanto o Carrefour mantém sua postura, o mercado e as associações do setor aguardam por uma resposta da empresa que possa mitigar os efeitos negativos dessa decisão sobre a imagem e os negócios dos produtores brasileiros.
O Impacto para o Mercado Brasiliano
O Carrefour é uma das maiores redes de varejo no Brasil e tem uma grande presença no mercado vernáculo, operando com mais de 500 lojas em todo o país. A decisão de desqualificar as carnes do Mercosul pode prejudicar diretamente a relação entre o grupo e seus fornecedores brasileiros, além de gerar uma percepção negativa entre os consumidores que acompanham as ações da empresa.
Manancial/Créditos: Publicação Brasil
Créditos (Imagem de envoltório): (Divulgação)