Uma fêmea de lagarto teiú de aproximadamente 1,5 metro de comprimento foi encontrada no quarto de uma moradia na vila Visconde de Mauá, município de Resende, no interno do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Estadual do Envolvente (Inea), há suspeita de que a fêmea esteja prenha, já que apresentava o abdômen expandido e em tempo de parir.
“É generalidade que os teiús apareçam de surpresa nas casas, no caso desse teiú, ela estava procurando um abrigo para poder botar os ovos”, disse Carlos Dário, gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, que fica perto da residência onde o bicho foi encontrado.
A moradora da moradia se assustou quando viu o réptil nesta quinta-feira (26) e acionou os agentes ambientais do Inea, que foram até o sítio para fazer a retirada do bicho.
Segundo o Inea, quando a equipe chegou, o bicho estava descansado, sereno e foi posto dentro de uma caixa de madeira para, em seguida, ser devolvido ao habitat procedente, em uma extensão localizada ao volta do Parque Estadual da Pedra Selada.
Sobre os teiús
O lagarto teiú (Salvator merianae) é um dos maiores lagartos da América do Sul, encontrado principalmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pode chegar até 1,5 metro de comprimento e possui coloração preta e branca com manchas. É um bicho onívoro, que se alimenta de insetos, pequenos animais, ovos e frutas. Habita em diversos ambientes, desde florestas tropicais até áreas urbanas, adaptando-se muito a diferentes condições.