Na madrugada desta quinta-feira (21), o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, registrou fortes chuvas em alguns pontos da cidade. De convénio o último boletim da Resguardo Social, sete ocorrências foram registradas.
As regiões do 1°, 2°, 4° e 5° distritos do município registraram problemas ocasionados pela chuva. Segundo a Resguardo Social, dois deslizamentos atingiram imóveis nos bairros de Corrêas e Valparaíso; um soçobro de via ocorreu na Posse; dois deslizamentos atingiram imóveis, um no bairro do Itamarati e outro na Posse; e duas avaliações de risco estrutural foram registradas, uma em Pedro do Rio e outra no Quitandinha.
A Resguardo Social do município emitiu, às 11h30 desta quinta-feira, um alerta via SMS de previsão de chuva de intensidade moderada a poderoso, a partir do período da tarde e há quesito de perpetuidade ao longo da noite e madrugada da sexta-feira (22).
O órgão orienta a população a fechar muito janelas e portas, evitando fluxos de ventos no interno de sua moradia; não estacionar veículos ou permanecer próximos a árvores, torres de transmissão e placas de sinalização e evitar áreas inundadas. Em caso de emergência deve-se vincular para 199.
Capital
Já no município do Rio, a previsão do tempo para os próximos dias será também de chuva. Nesta quinta-feira, o Alerta Rio informa que o deslocamento de um sistema de baixa pressão em elevado mar e o ulterior transporte de umidade do oceano em direção ao continente, manterão o tempo instável na capital fluminense, com possibilidade de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento, podendo ocorrer em caráter de pancadas rápidas e isoladas entre o final da tarde e à noite.
Segundo o Alerta Rio, na sexta-feira (22) o firmamento estará encoberto e nublado, com possibilidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia. No sábado (23), o firmamento estará nublado e pode ocorrer chuva fraca a moderada a qualquer momento. A previsão aponta que a melhora do tempo começará no domingo (24), a chuva fraca deve atingir a capital somente durante a madrugada e a manhã.
Natividade: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister