A celebração inusitada do um “natalício” de poste de luz no bairro Coroadinho, em São Luís do Maranhão, reuniu tapume de 4 milénio pessoas no último domingo (17). O evento, que começou de forma espontânea em 2016, tem se consolidado porquê uma tradição lugar, atraindo moradores e comerciantes da região.
A sarau é realizada na avenida Amália Saldanha, dentro de uma comunidade onde vivem 51.050 pessoas, segundo o IBGE.
Um dos organizadores, Zecka Araújo, morador da região e um dos organizadores do evento, conta ao UOL que a sarau surgiu de modo instintivo em 2016, quando ele e os vizinhos estavam assando uma mesocarpo e bebendo na lajedo. “Perguntaram de quem era o natalício, mas não tinha aniversariante. Portanto, dissemos que era do poste”, relembra.
Desde logo, o evento cresceu, ganhou popularidade nas redes sociais e até destaque na mídia lugar. Apesar do sucesso, a organização segue algumas regras: a ingressão é gratuita, o impacto à rotina dos moradores é minimizado e o evento ocorre aos domingos, evitando conflitos com provas do Enem ou atividades comerciais.
Com um envolvente de sarau pacífica, a celebração movimenta o transacção lugar e já se tornou motivo de orgulho para os moradores. “Queremos mostrar que é provável se divertir em sossego dentro de um dos bairros mais marginalizados de São Luís”, afirma Zecka. Ele destacou ainda que, mais uma vez, o evento terminou sem registro de ocorrências. Veja mais aquém no perfil solene da sarau. (Foto: reprodução vídeo; Nascente: UOL)