A Secretaria da Instrução do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começa a impor na segunda-feira (18) as avaliações de fluidez leitora para 100 milénio estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Aliás, prefeituras parceiras do programa Alfabetiza Juntos SP também aplicarão as provas.
Em 2024, o Governo do Estado, por meio da Seduc-SP firmou uma federação com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até o término da atual gestão, em 2026.
A avaliação de fluidez leitora para os alunos do anos iniciais será aplicada de suas formas: por meio do aplicativo individual do CAEd (Meio de Políticas Públicas e Avaliação da Instrução), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, e por meio da plataforma Elefante Letrado, para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No caso da prova da instrumento Elefante Letrado, 420,7 milénio estudantes serão avaliados.
Enquanto os resultados do CAEd são contabilizados porquê uma avaliação externa que fronteira o tirocínio da rede — e conta para a meta — a avaliação na instrumento Elefante Letrado é utilizada porquê componente de aferição interna pelos professores e escolas da rede.
De pacto com Márcia Bernardes, técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, esta será a primeira vez que a Instrução de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano.
Primeiro, com o resultado do ano pretérito, quando, no término do ano letivo, 64% das crianças matriculadas, logo no 2º ano, eram consideradas leitoras fluentes, e com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.
Elefante Letrado
Por meio da instrumento Elefante Letrado, a Instrução ampliou neste ano o teste de fluidez também para os 3º, 4º e 5º anos com entrada súbito ao resultado e um planta do desenvolvimento de cada aluno e de sua sala de lição — alunos do 2º ano farão as duas avaliações, externa e interna.
No teste na plataforma, os estudantes devem ler um texto e o áudio é disponibilizado em uma extensão de trabalho exclusiva do professor regente de sala.
O resultado do teste aparece maquinalmente na extensão de trabalho do professor, que consegue confrontar os resultados de toda a turma e, ainda, a evolução de cada párvulo ao longo das edições do ano do teste, com uma classificação, entre os níveis aquém do vital, vital, adequado e avançado, a partir da fluidez e tempo de leitura.
Na rede estadual de ensino, 550 milénio crianças desde o 1º ano do Ensino Fundamental têm entrada à instrumento de leitura e às 500 obras de literatura infantil. Esses alunos já concluíram 3,8 milhões de livros até o momento.
Na capital paulista, os alunos da Escola Estadual Professora Helena Lemmi, localizada no Selva da Saúde, estão no topo entre os que mais leram. Pela média, cada um dos 354 estudantes da escola já esteve oito horas imerso nos livros disponíveis na instrumento, que pode ser acessada pelo computador, tablet ou celular. São 14.015 obras concluídas pelas crianças dessa escola. E mais: Homens invadem Forte de Windsor, enquanto príncipe William e Kate dormiam com os filhos. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Natividade: Governo de SP)