As ações das fabricantes de vacinas despencaram na sexta-feira depois que Donald Trump anunciou que RFK Jr. (Robert F. Kennedy Jr.) lideraria o Departamento de Saúde e Serviços Humanos em seu segundo procuração.
Na manhã de sexta-feira, poucas horas depois a escolha de Trump por Kennedy, as ações da Pfizer caíram 4,3%. As ações da Moderna caíram 3,1%, e as da Novavax, 2,8%.
Nos dias anteriores ao proclamação, que já era amplamente esperado, as ações da Pfizer caíram 2%, e as ações da Moderna e da Novavax caíram 6%.
Publicidade
Outras fabricantes de vacinas, incluindo GSK e a alemã BioNTech, também registraram quedas acentuadas.
Donald Trump se recusou a descartar a possibilidade de proibir certas vacinas durante seu segundo procuração.
Trump, que no pretérito relacionou vacinas ao autismo, disse que proibir vacinas continuava sendo uma opção.
“Muito, vou conversar com [RFK Jr.] e com outras pessoas e tomarei uma decisão, mas ele é um face muito talentoso e tem opiniões fortes”, disse Trump.
Kennedy passou décadas fazendo campanhas para sobresair os efeitos colaterais prejudiciais, e até mortais, das vacinas e a dupla tragédia de famílias que têm um fruto ferido por uma vacina e enfrentam uma parede de negações e difamações em sua procura por justiça.
“A segurança e saúde de todos os americanos é o papel mais importante de qualquer gestão, e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos terá um papel importante em ajudar a prometer que todos sejam protegidos contra produtos químicos prejudiciais, poluentes, pesticidas, produtos farmacêuticos e aditivos alimentares que contribuíram para a enorme crise de saúde neste país”, disse Trump em um post no X, ao anunciar a nomeação de Kennedy.
Fabricantes de vacinas porquê a Moderna e a Pfizer experimentaram fortes quedas em seu desempenho financeiro desde o termo da pandemia. No último ano, as ações da Pfizer caíram 11%, e as da Moderna caíram quase 50%, em grande segmento porque sua vacina de mRNA contra a COVID-19 permanece sua única oferta mercantil. A adesão às vacinas contra COVID-19 caiu drasticamente.
Nascente/Créditos: InfoWars
Créditos (Imagem de cobertura): InfoWars