A ONG Meio Sabiá, com 31 anos de atuação em Pernambuco, lançou na internet a sua plataforma “VoaFlix”, onde disponibilizou gratuitamente conteúdos que datam desde a dez de 1980 até as produções mais recentes, de 2024. O visitante encontra vídeos, áudios, entrevistas, livros, cartilhas e estudos acadêmicos nas temáticas de agroecologia, agrofloresta, lavra familiar, convívio com o Semiárido, isenção de gênero e combate à míngua.
O teor vai desde a primeira reunião do vetusto Fórum Seca, passando pela geração da Pronunciação do Semiárido Brasílio (ASA) e chegando até os conhecimentos produzidos pelo movimento agroecológico em Pernambuco. O material disponibilizado na VoaFlix tem sido utilizado porquê referência em dissertações, teses e outras produções científicas.
O aproximação a eles agora está facilitado. Segundo o Sabiá, o objetivo da plataforma é democratizar o conhecimento sobre as temáticas mencionadas, preservar a memória histórica e transmitir os saberes científicos e populares em torno destes temas.
Manadeira: BdF Pernambuco
Edição: Vinícius Sobreira