O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avisou a líderes partidários que pretende votar, nesta semana, as alterações feitas pelo Senado no projeto que dá transparência às emendas parlamentares.
Segundo líderes ouvidos pela poste, a tendência é que o projeto seja votado na Câmara na terça-feira (19/11), já que seria difícil obter quórum na segunda-feira (18/11), principalmente por pretexto dos feriados.
Na sexta-feira (15/11), houve o feriado da Proclamação da República. Já na quarta-feira (20/11), será a primeira vez que o Dia da Consciência Negra será comemorado uma vez que feriado pátrio.
Até o aviso de Lira, a expectativa dos lideres era que a semana seria esvaziada em Brasília. Secção dos deputados passou o feriadão do dia 15 em Portugal participando de uma edição do Lide, evento do grupo de João Doria.
Já nesta semana, segmento dos parlamentares deve viajar ao Rio de Janeiro para os eventos do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e que contará com a presença de vários chefes de Estado.
A votação deve sobrevir se o Senado conseguir concluir a opinião do texto. O projeto teve o texto-base votado no Senado, na noite de quarta-feira (13/11). Os senadores devem votar as emendas nesta segunda.
A Câmara precisa votar as mudanças antes de o projeto ser enviado para sanção do presidente Lula. Depois isso, o Supremo ainda terá de julgar se as exigências foram atendidas para liberar o pagamento das emendas.