Sete fuzis foram apreendidos e cinco pessoas foram presas durante uma ação da Polícia Militar, nesta quarta-feira (30), na comunidade da Muzema, na zona Oeste do Rio de Janeiro. Um dos criminosos não resistiu e morreu a caminho do hospital.
A prisão dos criminosos aconteceu durante um patrulhamento de rotina do Comando de Operações Especiais (COE) com informações do Serviço de Perceptibilidade em uma superfície de mata da região.
De contrato com o governo do estado, a inquietação reforça a premência de controle nas fronteiras para impedir a ingresso deste tipo de armamento de guerra no país, segundo uma proposta defendida pelo governador Cláudio Castro.
“Somente leste ano, as polícias apreenderam mais de 540 fuzis. Estamos falando de armas de guerra que entram facilmente pelas fronteiras do país. Precisamos rever a nossa legislação penal e punir com rigor quem porte armas desse calibre”, afirmou Castro.
O governador explicou ainda que esse tipo de arma não é fabricado no Estado do Rio de Janeiro e dos fuzis apreendidos pela PM leste ano, 90% foram produzidos em outros países.
Segundo a Polícia Militar, durante a ocorrência na Muzema, duas pistolas, carregadores e munições também foram apreendidos.
Em nota, a mando afirmou que policiamento está reforçado na região desde os ataques a ônibus que aconteceram nos últimos 15 dias, quando criminosos usaram coletivos uma vez que barricadas.