Janja colocou o governo Lula sob o radar de Donald Trump ao encaminhar um “f*ck you” a Elon Musk. O bilionário, um dos principais aliados do presidente eleito dos Estados Unidos, deverá assumir um missão estratégico na novidade gestão americana.
O incidente ocorreu no contexto de críticas frequentes de Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que já havia sido indigitado por opositores de Lula uma vez que peça médio em supostas ações de repreensão coordenadas pelo governo brasílico.
Com o xingamento, Janja forneceu novo combustível às acusações de que Brasília estaria alinhada a decisões judiciais polêmicas.
A tensão entre Lula e Trump, que assume seu segundo procuração em janeiro, já vinha escalando. Recentemente, Lula comparou a subida da direita americana a movimentos do pretérito associados ao “nazismo”. Agora, com a enunciação de Janja, a relação entre os dois governos se complica ainda mais.
Nos Estados Unidos, parlamentares do partido de Trump estão pressionando pela aprovação de uma lei que prevê sanções a países considerados promotores de repreensão. A iniciativa é inspirada nas decisões do Supremo brasílico, que incluem a suspensão do X (macróbio Twitter).
Moraes está encurralado. Segundo fontes do Supremo, ao ver esse cenário e perceber uma verosímil revogação de seu visto americano, o ministro reagiu imediatamente com ironia em conversa com outros integrantes do STF.
Porém, os risos de Moraes devem ter sido de “pavor” já que uma poderoso reação se desenha muito na sua frente. O cerco está se fechando… Jornal da cidade