O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou, neste sábado (16), a remissão do cancro linfático contra o qual estava em tratamento desde julho. “Estou curado”, afirmou durante seu oração na ExpoCannabis, evento realizado na capital paulista voltado ao debate sobre o uso medicinal da maconha.
A cannabis no contexto medicinal é amplamente divulgada e defendida por Suplicy, que faz uso da vegetal da maconha desde 2022 no tratamento da doença de Parkinson. Ao Brasil de Trajo, neste domingo (17), Suplicy afirmou que o uso da vegetal continua sendo fundamental para seu tratamento. “Tá sendo muito importante porque ainda não terminei todo o tratamento [contra o câncer]. Vai até dezembro”, disse.
“Depois de 4 meses de guerra, finalmente foi constatada a remissão do meu linfoma. Continuo o tratamento, ainda falta uma sessão de imunoterapia, e uma vez que minha isenção está muito baixa, mantenho isolamento parcial. Mas, se antes tinha sonhos, agora eles só aumentaram! Não irei repousar enquanto não ver instituída a Renda Básica de Cidadania no Brasil e no mundo!”, escreveu Suplicy em postagem no Instagram, acompanhada de vídeo na ExpoCannabis.
O diagnóstico de linfoma não-hodgkin, um tipo de cancro que que tem origem nas células do sistema linfático, foi confirmado por Suplicy à prensa em outubro deste ano. “Continuo minhas atividades na Parlamento e minhas aulas de ginástica”, disse à quadra.
Edição: Nathallia Fonseca