A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, pôs o governo Lula na mira de Donald Trump ao xingar o principal coligado do presidente eleito dos Estados Unidos. Ao direcionar um “f*ck you” a Elon Musk, que assumirá um missão no governo Trump, Janja fez com que os holofotes da Lar Branca não se concentrem unicamente em Alexandre de Moraes (STF), escopo das críticas do empresário.
Antes, opositores de Lula tentavam passar para Trump e Musk a teoria de que os movimentos de Moraes para suspender o X [antigo Twitter] eram coordenados com o governo brasílico. Agora, Janja acaba de oferecer a munição que bolsonaristas buscavam para dar sustentação à tese.
Trump ainda não foi empossado, mas já tomou conhecimento de que Lula citou o “nazismo” ao se referir à volta da direita ao poder. A enunciação de Janja, neste sábado (16/11), tensiona ainda mais a relação entre o Palácio do Planalto e o porvir patrão da Lar Branca.
Com base na atuação de Moraes, parlamentares do partido de Trump tentam assinar um projeto para que os Estados Unidos punam países que, na visão desses congressistas, pratiquem atos que configurem exprobação. Veja, inferior, o momento em que Janja xinga Elon Musk.
Janja #vergonhanacional pic.twitter.com/3KYpeKETga
— Rose D Barros (@rosedbarros) November 16, 2024