A região Sudeste do Brasil está sob alerta para temporais, neste sábado (16). Fortes tempestades podem fomentar transtornos em diversas cidades da região. As informações são da Climatempo.
A previsão do tempo para a região aponta para possibilidade de chuvas intensas se concentrem durante todo o dia, com maior intensidade nas primeiras horas da tarde.
De entendimento com a meteorologia, as áreas mais atingidas são o setentrião, núcleo e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Litoral Setentrião, Baixada Santista, além do Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A chuva possante é esperada por conta das áreas de instabilidade que se intensificaram sobre a região, provocando chuvas torrenciais, risco de alagamentos e deslizamentos de terreno.
A madrugada deste sábado foi marcada por fortes chuvas no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana, no Sul de Minas Gerais, no litoral paulista, no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira.
A instabilidade atmosférica, que já havia deixado a tarde e noite de sexta-feira bastante chuvosas no centro-norte e centro-leste de São Paulo, se intensificou durante a madrugada, com previsão de persistência ao longo da tarde deste sábado.
O aglomerado de chuva em um período de 24 horas, conforme dados do Meio Vernáculo de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é motivo de preocupação, principalmente no sul do Rio de Janeiro e centro-leste de São Paulo. Diversas localidades registraram mais de 100 milímetros de chuva, aumentando significativamente o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos. Confira o ranking dos municípios mais atingidos pelas chuvas.
- 1º – Resende (RJ): 175 mm
- 2º – Itatiaia (RJ): 158,6 mm
- 3º – Rio Simples (SP): 129,6 mm
- 4º – Porto Real (RJ): 125 mm
- 5º – Ipeúna (SP): 109,6 mm
- 6º – Baía dos Reis (RJ): 102,8 mm
- 7º – Queluz (RJ): 76,6 mm
- 8º – Italva (RJ): 73,8 mm
- 9º – Barra Mansa (RJ): 72,8 mm
- 10º – Areias (SP): 70,2 mm