Horas posteriormente o ataque à sede do Supremo Tribunal Federalista, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, defendeu um reforço na chamada cláusula democrática do conciliação que estabeleceu o Mercosul. As declarações foram proferidas nesta quinta-feira 14, na franqueza da 60ª reunião de Ministros da Justiça do conjunto, no Uruguai.
“Estes lamentáveis episódios nos fazem pensar que, mais do que nunca, é preciso substanciar a cláusula democrática que está inscrita em nossos tratados fundantes que dão a base a esta associação do Mercosul”, afirmou Lewandowski. O objetivo é dar efetividade à cláusula e “impedir retrocessos institucionais” nos países do conjunto.
A cláusula democrática, uma norma fundamental do Mercosul, resulta do princípio de que o pleno funcionamento das instituições democráticas é pressuposto para o ingresso e a permanência no conjunto.
O responsável das explosões na Terreiro dos Três Poderes, em Brasília, é Francisco Wanderley Luiz, que morreu no sítio.Ele foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, em Santa Catarina, em 2020. Áudios divulgados pela ex-mulher do chaveiro indicam que a intenção dele era matar o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A Polícia Federalista abriu um sindicância para apurar o incidente. O diretor-geral da corporação, Andrei Passos Rodrigues, afirmou existirem conexões entre as explosões em Brasília e um grupo extremista, em peculiar com participantes da tentativa de golpe em 8 de Janeiro de 2023.