A relação de deputados federais signatários da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) recebeu 194 assinaturas, até a última atualização, na manhã desta quarta-feira (13). Somente uma dessas adesões veio de um parlamentar do PL, partido de extrema direita.
O deputado federalista que contrariou toda a bancada do PL é Fernando Rodolfo (PE), jornalista e radialista eleito em Pernambuco em 2018, na vaga do bolsonarismo, com 52.824 votos. Em 2022, conseguiu ser reeleito com 60.088 votos.
Na Câmara dos Deputados, integra as comissões de Constituição e Justiça, Próprio sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verdejante e Mista do Orçamento e apresentou 42 propostas legislativas em 2024.
Integrante do chamado “inferior clero” da Câmara dos Deputados, Rodolfo nunca esteve nos holofotes do noticiário político. Uma decisão sua, em setembro de 2023, no entanto, o colocou em evidência no noticiário.
O deputado não compareceu ao enterro do próprio pai, Carlos Fernando dos Santos, de 66 anos, em Pernambuco, para presidir sessão na Percentagem de Previdência, Assistência Social, Puerícia, Juventude e Família na Câmara dos Deputados que discutia um projeto de lei contra o consórcio homoafetivo.
Fernando dos Santos morreu de cancro e foi enterrado em Garanhuns, no interno de Pernambuco, sem a presença do fruto. À estação, o parlamentar afirmou que não tinha proximidade com o pai, mas que compareceu ao velório para realizar sua despedida.
Edição: Thalita Pires