A literatura marginal periférica é o destaque do Sarau Itinerante que vai suceder esta semana em quatro escolas da rede pública de São Leopoldo (RS) que apresentam maior vulnerabilidade social. O projeto traz o plumitivo e ativista cultural Mano Cascata uma vez que responsável convidado. Idealizado pelo doutor em letras Wagner Coriolano, o evento foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
“A escrita é um agente transformador, que pode mudar a veras de muitos jovens, e o sarau é o momento de apresentar esse universo a eles. Também é a oportunidade que eles terão de expressar seus talentos. É um palco onde eles também podem prefulgurar”, pontua Coriolano.
Com o objetivo de incentivar o interesse pela literatura e sentença cultural entre jovens, o sarau abordará o livro OcupaAção – Ocupai vossas cabeças antes que o silêncio seja ensurdecedor, primeira obra de Mano Cascata que representa a veras da periferia e a resistência cultural.
Nascido e criado em Novo Hamburgo, Mano Cascata é publicado por sua atuação em oficinas de hip hop e projetos sociais, uma vez que o Recta no Cárcere, no Presídio Medial de Porto Feliz, e o Festival de hip hop NH é o mira, premiado pela Organização das Nações Unidas para a Instrução, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2003 na categoria Protagonismo Juvenil. Entre muitos outros projetos, 2023 marcou o lançamento de seu primeiro livro OcupaAção!
O projeto também contempla um evento franco ao público, em sítio ainda a ser definido, e que ocorrerá até o mês de dezembro.
Literatura marginal
A literatura marginal periférica começou a se desenvolver nos anos 1990. Seu estilo reflete as experiências vividas pelas comunidades periféricas, usando uma linguagem coloquial e próxima da cena hip hop. Esse tipo de literatura não só traz temas sociais e políticos para o núcleo do debate uma vez que também se populariza em escolas, saraus e eventos, ampliando seu alcance entre o público jovem e nas periferias.
Confira o roteiro:
11/11 – Escola Estadual Olindo Flores da Silva (bairro Scharlau), às 7h15
14/11 – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helena Câmara, às 10h
14/11 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Augusto Meyer, às 14h45
A quarta escola ainda será confirmada. Acompanhe novidades no Instagram @sarauitinerantesl
Manancial: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko