O União Brasil e o influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB) estão em conversas sobre uma provável filiação do ex-candidato à prefeitura de São Paulo ao partido, uma movimentação que divide opiniões internamente.
Marçal confirmou o diálogo ao jornal O Estado de S. Paulo, assim uma vez que o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, mas ambos evitam confirmar um pacto definitivo. Um coligado próximo a Marçal, de pacto com o jornal, prevê que a filiação, se concretizada, deve ocorrer até o primeiro semestre do próximo ano.
No entanto, a filiação de Marçal enfrenta resistência dentro do partido, que já trabalha com o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, uma vez que pré-candidato à Presidência.
Caiado, cotado para simbolizar o União Brasil no cenário vernáculo, afirmou ter uma boa relação com Marçal e não se opor à sua ingressão no partido, embora defenda que ele é o nome originário da legenda para disputar o Palácio do Planalto. “Acho que ele teve um papel importantíssimo na eleição de São Paulo”, disse Caiado, mas reiterou que sua candidatura à Presidência é prioridade.
Pablo Marçal manifestou publicamente o libido de concorrer à Presidência ou ao governo de São Paulo em 2026, mantendo o foco principalmente na corrida presidencial.
O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, comentou que Marçal é o candidato da {sigla} à presidência e que tem atuado para fortalecer a legenda em diversos estados. No entanto, Avalanche alertou que a ingressão de Marçal no União Brasil poderia submetê-lo aos “interesses de caciques” que limitariam suas aspirações políticas.
As tratativas para a filiação de Marçal ainda estão em estágio preparatório, com expectativas de que o cenário fique mais simples nas negociações políticas do próximo ano. E mais: Senador do PT revela que Alcolumbre prometeu ao partido não pautar impeachment de ministros. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: Estadão; CNN)