Milhares de jovens se reunirão no Rio de Janeiro na próxima semana para a quarta edição do Acampamento Pátrio do Levante Popular da Juventude. Oito anos em seguida a última edição, o evento marca a organização e luta por direitos com atividades culturais, debates, oficinas e mais
O acampamento acontece de 14 a 17 de novembro na Universidade Federalista do Rio de Janeiro (UFRJ) e é totalmente gratuito. Com o lema “Juventude quer viver: nossa luta é pelo povo no poder”, o principal objetivo é discutir a organização da juventude para a resguardo de pautas sociais e populares, em um momento crucial para o país em seguida anos de desmonte de políticas públicas.
Durante o evento, os temas serão debatidos em plenárias, oficinas e rodas de conversa. O encontro também contará com a Mostra Pátrio da Juventude na Ciência e Literatura e uma Feira de Economia Solidária e Popular.
A programação cultural inclui o Brota no Acampa, uma guerra pátrio de rimas com rappers e MCs de todo o Brasil. Apresentações de artistas locais e nacionais também estão previstas, além de mesas de debates sobre temas porquê cultura, saúde, ensino, trabalho, meio envolvente e segurança.
O último Acampamento Pátrio do Levante Popular da Juventude aconteceu em 2016, em Belo Horizonte, em meio às repercussões do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). “Tivemos uma lance de ataque às forças populares e uma agenda que afetou os direitos e a vida da juventude”, pontua Daiane Araújo, da Coordenação Pátrio do Levante.
Segundo ela, a realização do encontro em um contexto de mudança desse cenário, é primordial. “É muito importante incidir nessa lance, com o Governo Lula, para influenciar a agenda política do governo em prol da juventude”, completa.
Para participar do evento é preciso fazer letreiro por meio da plataforma Sympla. Informações pelo e-mail: [email protected].
Edição: Camila Salmazio