Uma das mentes mais criativas do país, o publicitário e repórter Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Despensa Star.
“O Hospital Despensa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para publicar mais detalhes”.
Progénito de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 na capital paulista, onde foi criado pela mãe, uma dona de vivenda, e o pai, vendedor de tintas.
Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Instauração Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional uma vez que redator de uma escritório publicitária.
Publicidade
Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da espaço, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.
No final da dezena de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.
Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da idade: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma jovem comprava sua primeira peça íntima e que tinha uma vez que mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.
Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Instauração Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional uma vez que redator de uma escritório publicitária.
Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da espaço, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.
No final da dezena de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.
Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da idade: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma jovem comprava sua primeira peça íntima e que tinha uma vez que mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.
A notabilidade internacional também teve lado negativo. Em 2001, foi sequestrado perto de sua vivenda, em Higienópolis, na região mediano de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente depois 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.
Manancial/Créditos: G1
Créditos (Imagem de toga): Foto: Agliberto Lima/Estadão Teor
Discussion about this post