A má tempo da gigante aeroespacial americana Boeing atingiu um de seus produtos mais emblemáticos: o Air Force One, o novo padrão do Boeing 747 utilizado pelo presidente dos Estados Unidos.
No domingo 21, Ted Colbert, encarregado da ramificação de resguardo da empresa, afirmou que a Boeing “ainda está lutando contra desafios” para erigir as duas novas aeronaves.
Os aviões foram encomendados em 2018, durante o governo de Donald Trump, por US$3,9 bilhões. Eles são versões altamente modificadas do Boeing 747-8, a última iteração do clássico avião de dois andares lançado em 1969 e cuja produção foi encerrada no ano pretérito.
Dave Calhoun, CEO da Boeing, já admitiu que o contrato negociado por Trump com o portanto CEO Dennis Muilenburg subestimou os custos. Colbert disse que a empresa fez uma “tonelada de investimentos” e que os aviões são “muito complexos”.
Desafios enfrentados pela empresa
A empresa já perdeu US$2 bilhões no desenvolvimento dos aviões, que deveriam ser entregues em dezembro deste ano, mas agora estão previstos para 2027 ou 2028.
As aeronaves são completamente reconfiguradas para transportar o presidente e sua equipe, com mecanismos de resguardo antimíssil e contra interferências eletrônicas e de comunicações.
Outrossim, os aviões são preparados para servir uma vez que bases voadoras em emergências nacionais, uma vez que uma guerra nuclear, podendo permanecer no ar por dias, reabastecidos por aviões-tanque.
A adaptação dessas aeronaves comerciais é agravada por problemas de suprimento, exacerbados pela pandemia de covid-19, que afetou o setor leviano e a logística.
A Guerra da Ucrânia também contribuiu para as dificuldades. Depois da invasão russa de 2022, a Boeing anunciou que pararia de comprar titânio da Rússia, um material vital para aeronaves. A Airbus, sua rival europeia, não fez o mesmo, e a quantidade de titânio disponível para a Boeing tornou-se incerta.
Crise sistêmica da Boeing
A Boeing também enfrenta uma crise sistêmica. Seu principal resultado mercantil, o 737 Max, ficou 20 meses no solo depois de acidentes fatais causados por erros de projeto.
Outros modelos, uma vez que o 787, também enfrentaram questionamentos. Recentemente, um tampão de fuselagem de um 737 Max explodiu, revelando falhas graves na risca de montagem.
Por termo, a envoltório Starliner, que marcou a estreia da Boeing no setor de viagens espaciais privadas, enfrentou problemas. Depois de diversos atrasos para lançar astronautas à Estação Espacial Internacional, a dupla não consegue voltar devido a falhas nos sistemas da nave.
O status atual do Air Force One
Enquanto isso, o presidente Joe Biden continuará usando o atual padrão do Air Force One, um Boeing 747-200 em serviço desde 1990. O termo “Air Force One” refere-se a qualquer avião em que o presidente dos Estados Unidos esteja a bordo, embora geralmente seja um dos dois 747 disponíveis.
O avião faz segmento do imaginário ocidental e até foi cenário de um filme estrelado por Harrison Ford em 1997.
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