A escalada prevista para a produção de carros elétricos pela General Motors enfrenta um revés significativo. Apesar das expectativas iniciais, a gigante automobilística agora admite que não atingirá a marca de um milhão de unidades elétricas produzidas até o final de 2025. Esta informação foi confirmada recentemente por Marry Barra, gerente global da GM, em uma reveladora entrevista à CNBC.
Segundo Barra, a redução no interesse dos consumidores americanos por veículos elétricos é um fator decisivo para esta revisão de meta. De vestuário, mesmo com um totalidade de 330.463 EVs vendidos nos EUA no segundo trimestre do ano, o mercado demonstra sinais de desaceleração. “Não vamos satisfazer a meta originalmente estabelecida, mas continuamos trabalhando para futuros sucessos no segmento”, afirmou a CEO.
O que mudou na estratégia da GM para veículos elétricos?
Inicialmente, a GM planejava transitar diretamente dos veículos a esbraseamento para os totalmente elétricos. No entanto, dadas as circunstâncias atuais, a empresa teve de reconsiderar sua abordagem, incluindo novamente os veículos híbridos em suas discussões estratégicas tanto nos escritórios de Detroit, nos EUA, porquê em São Caetano do Sul, no Brasil. Segundo Fabio Rua, vice-presidente de relações públicas para a América Latina, é provável que veículos híbridos estejam disponíveis no Brasil já em 2025.
Quais são as novas apostas da GM para o setor elétrico?
Dentro dos ajustes de sua estratégia, a GM segue otimista quanto ao potencial aumento na produção de versões elétricas dos modelos Blazer e Equinox. Com a promessa de uma infraestrutura de carregamento mais robusta e preços mais acessíveis, Barra acredita que a próxima dezena será transformadora para o setor. “Estamos aumentando a produção destes modelos e esperamos um propagação considerável nos próximos anos”, destacou a executiva.
Impulsionando as vendas de veículos eletrificados no Brasil
O mercado brasiliano também tem demonstrado um vigoroso interesse por veículos eletrificados, marcando uma notável diferença entre os anos de 2023 e 2024. Nos primeiros seis meses de 2024, foram emplacados 79.304 carros híbridos e elétricos, mais que o duplo do totalidade vendido em todo o ano anterior. A liderança do mercado está nas mãos da BYD, que ocupa as três primeiras posições no ranking de vendas.
Com alterações na estratégia e redefinições de metas, a General Motors continua afigurando-se porquê uma das líderes na transição para a mobilidade elétrica. Embora os desafios sejam numerosos, a adaptação e inovação parecem ser as chaves para o sucesso contínuo da empresa no setor automotivo global. Com a expansão das opções e a melhoria da infraestrutura, o horizonte dos veículos elétricos parece promissor.
Discussion about this post