O título do Botafogo na Despensa Libertadores, neste sábado (30), criou o G8 na Série A do Brasílico por duas vagas nas fases preliminares da competição sul-americana em 2025. O Glorioso venceu o Atlético por 2 a 1, no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.
O sétimo e o oitavo colocados irão para a temporada prévio da Libertadores, chamada no Brasil de “pré-Libertadores”. Hoje seriam Cruzeiro (48) e Bahia (47), mas times aquém na tábua, uma vez que Corinthians, Atlético e Vasco, ainda vão tentar buscar essas posições.
O Corinthians tem os mesmos pontos do Bahia, 47, mas perde hoje no número de vitórias, 13 a 12. O Atlético está um pouco aquém, com 44 pontos, mas com uma partida a mais, ou seja, só disputa mais seis pontos.
O Vasco tem 43 pontos, e Vitória e Juventude, 42. Curiosamente, esses times ainda flertam com o rebaixamento, mas podem sonhar com a Libertadores se somarem nove pontos até o término da competição.
Três times direto na temporada de grupos
Com a taça garantida, o time carioca se garante na Libertadores-2025 uma vez que atual vencedor, e abre uma vaga a mais no Brasileirão, já que lidera a competição no momento, a três rodadas do término. Não tem uma vez que o Alvinegro trespassar do G4, que na verdade agora é G6 já que o Flamengo, também presente nas primeiras colocações, vai jogar a Libertadores uma vez que vencedor da Despensa do Brasil.
O Inter é atualmente o terceiro posto do Brasílico, com 65 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, o quarto, mas que tem um saldo de gols pior. O São Paulo é o sexto, com 59. Com nove pontos a se disputar na competição, não há uma vez que mudar o G6 do Brasileirão, dos times que irão direto à temporada de grupos:
- Botafogo (vencedor da Libertadores)
- Palmeiras
- Inter
- Fortaleza
- Flamengo (vencedor da Despensa do Brasil)
- São Paulo