Atlético-MG e Botafogo vão em procura do título da Despensa Libertadores da América de 2024 neste sábado (30) às 17h (de Brasília). O duelo decisivo entre os brasileiros acontece no Más Monumental em Buenos Aires, Argentina.
Enquanto o Glorioso luta pelo título internacional inédito, o Galo procura o bicampeonato no continente. A equipe mineira levantou a taça em 2013.
Além da Glória Eterna, o título da Libertadores garante ao vencedor vagas importantes ainda levante ano e na próxima temporada.
Vaga na Despensa Intercontinental
Quem for vencedor neste sábado já terá um duelo importante daqui a duas semanas. O título da Libertadores garante uma vaga na Despensa Intercontinental, e o primeiro jogo será no dia 11 de dezembro.
O duelo, chamado de Dérbi das Américas, acontece em Doha, Pesquisar, contra os mexicanos do Pachuca, vencedor da Champions da Concacaf.
Caso avance, o representante da América do Sul pega o Al-Ahly, do Egito, no dia 14, também em Doha, pela Despensa Challenger, a semifinal do torneio. A final da Despensa Intercontinental está marcada para o dia 18 contra o Real Madrid.
Em procura de mais um título sul-americano
No início de 2025, o vencedor da Libertadores enfrenta o Racing-ARG, que venceu a Sul-Americana de 2024, na decisão da Recopa Sul-Americana.
O primeiro jogo está marcado para o dia 19 de fevereiro no El Cilindro, em Avellaneda, Argentina. O jogo da volta será no dia 26 de fevereiro na Estádio MRV, se o Galo vencer, ou Nilton Santos, caso o Botafogo fique com o título.
Vencedor da Libertadores no Mundial
Outro torneio reservado ao vencedor da Libertadores é o Mundial de Clubes da Fifa, que terá a primeira edição e será realizado entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos.
A competição conta com 32 clubes e a América do Sul tem recta a seis vagas. Palmeiras (vencedor da Libertadores de 2021), Flamengo (vencedor da Libertadores de 2022), Fluminense (vencedor da Libertadores de 2023), River Plate e Boca Juniors – ambos via ranking – já estão garantidos.
Vale lembrar que o vencedor da Libertadores se garante na temporada de grupos na próxima edição do torneio sul-americano. O Botafogo, atual líder do Brasílico, já tem vaga assegurada, enquanto o Atlético-MG está em 10º lugar, fora do G6.