José Luiz Datena está oficialmente fora da Band. Posteriormente mais de 20 anos de uma parceria bem-sucedida, a imagem do apresentador ficou arranhada por conta de sua participação na corrida política pelo missão de Prefeito de São Paulo –onde protagonizou uma cena de agressão física contra um de seus oponentes– e ele acabou destituído do posto de comandante do Brasil Urgente, vespertino que costumava registrar bons índices sob seu comando.
“Em geral convénio, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim porquê participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme vitória no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos”, disse a emissora em nota enviada à poste.
Sua passagem pela política causou um enorme soído dentro do Jornalismo da Band. Posteriormente a tentativa desastrosa –que incluiu a famigerada cadeirada em Pablo Marçal–, a subida cúpula achou que não havia mais condições de Datena pertencer ao Jornalismo.
Inicialmente, foi pensada em uma solução de colocá-lo em alguma atração no Entretenimento, com uma redução sumoso de salário, mas agora o termo da parceria foi decretado. Datena estava na Band desde 2003, e fez uma breve interrupção para retornar à Record, no comando do Cidade Alerta, em 2011, mas ficou menos de um mês na emissora de Edir Macedo e pediu para retornar à empresa da família Saad.
Sob o comando de Datena, o Brasil Urgente rendia índices interessantes de audiência, que ajudavam a melhorar a média diária da emissora.
Aliás, o faturamento mercantil sempre foi interessante para a empresa. Desde sua saída para concorrer à Prefeitura de São Paulo, o programa passou a ser apresentado por seu fruto, Joel Datena, que tem se valoroso para não deixar o público ir para a concorrência.