Diego Pautasso e Isis Paris Maia, do projeto Fios de China, unem-se para oferecer um novo curso online projetado para orientar estudiosos, pesquisadores e entusiastas sobre as dinâmicas e as implicações da Novidade Rota da Seda, um programa chinês que começou em 2013 e prevê obras e investimentos trilionários para ampliar mercados para a China e a presença do país no mundo. O curso Cinturão e Rota faz um mergulho detalhado nos fundamentos, desafios e nas influências da iniciativa da Novidade Rota da Seda (NRS). As matrículas estão abertas até sexta-feira (29).
O evento surge a partir de uma crescente demanda de entender esse grande projeto chinês, abordando desde a origem à pronunciação internacional e uma vez que isso impacta a China e o resto do planeta. Segundo os professores, trata-se de uma oportunidade para quem quer se aprofundar no matéria de maneira abrangente, compreendendo as estratégias econômicas, políticas e culturais que moldam a NRS. Com uma estudo detalhada dos desafios e das oportunidades, o curso também explora as relações comerciais, as transformações na infraestrutura global e as influências geopolíticas resultantes, oferecendo uma visão ampla e contextualizada.
Constituído por quatro aulas intensivas, o curso cobre eixos cruciais, desde as origens e desenvolvimento do projeto, até suas relações e efeitos no contexto internacional:
– Fundamentos da Novidade Rota da Seda: Examina as origens do projeto NRS, os fóruns de cooperação e os modelos de financiamento que sustentam essa complexa rede de alianças, pavimentando um novo protótipo de desenvolvimento internacional.
– Eixos da NRS: Explorando os principais eixos de ação da iniciativa, oriente módulo aborda a infraestrutura e as dinâmicas regionais que unem continentes, além dos novos temas e demandas que a NRS enfrenta para impulsionar uma cooperação mais inclusiva e estratégica.
– Desafios da NRS: A rivalidade com os EUA, os riscos de conflitos regionais e a conhecida “embuste da dívida” são abordados em profundidade. Através de uma estudo sátira, os participantes poderão entender as questões centrais que envolvem essa disputa pela predominância e as críticas enfrentadas pela China.
– NRS e Brics+: O Eixo Sul-Sul e a Transição Sistêmica. Neste último módulo, o curso explora a pronunciação da NRS com outros blocos, uma vez que Brics+ e Focac, que impulsionam uma integração crescente no Sul Global, criando um novo eixo de cooperação e influências globais.
Os facilitadores
Diego Pautasso possui Pós-Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, Doutorado e Mestrado em Ciência Política, e Graduação em Geografia pela Universidade Federalista do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor colaborador no Meio de Estudos da América Latina e Caribe na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China). Atualmente, ministra disciplinas na UFRGS e PUC Minas e é um dos criadores do Fios de China. É responsável dos livros China e Rússia no Pós-Guerra Fria e A China e a Novidade Rota da Seda, Diego também organizou as obras Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas e Domenico Losurdo: crítico do nosso tempo.
Isis Paris Maia é doutoranda e rabi em Políticas Públicas pela UFRGS. Coordenadora Acadêmica do Grupo de Estudos sobre China da Universidade de Brasília (GeChina-UNB) e uma das criadoras do Fios de China. Integra o Grupo de Trabalho do Programa Vernáculo de Transparência Pública (PNTP), Isis também atua uma vez que assistente de pesquisa no Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT-UFRGS), avaliando programas culturais uma vez que Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA) e Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). Sua pesquisa acadêmica inclui a estudo dos arranjos governamentais chineses no combate à extrema pobreza e a investigação sobre o impacto do Big Data na governança chinesa. Isis traz uma combinação de estudo de políticas públicas, pesquisa de campo, coordenação de projetos e assessoria de instituições.
Manancial: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko