O Arrecadação do Campo, será palco de um importante debate sobre o livro Diplomacia de Base: o internacionalismo dos movimentos populares, organizado por Amanda Harumy e Mariana Davi a partir de um ciclo de debates realizados pelo Instituto @diplomaciaparademocracia. O evento acontecerá nesta quarta-feira, 27 de novembro, a partir das 18h30.
A roda de conversa, que terá a participação de dirigentes de movimentos sociais uma vez que a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Levante Popular da Juventude, visa discutir o internacionalismo dos movimentos populares e as perspectivas para a política externa brasileira pós-Bolsonaro.
‘Diplomacia de base’ é uma coletânea de 12 entrevistas realizadas entre 2021 e 2022 com movimentos populares e articulações internacionais sobre suas lutas, o manobra do internacionalismo e a lance política brasileira, e tem prefácio de João Pedro Stédile.
O livro apresenta uma perspectiva de construção da diplomacia brasileira que segmento da luta na base, junto a movimentos e organizações populares que atuam vernáculo e internacionalmente. Entre os entrevistados, estão líderes da Pronunciação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da Federação
Única do Petroleiros (FUP), do Levante Popular da Juventude, da Coordenação Pátrio de Pronunciação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (CONAQ), da Mediano Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento Atingidos por Barragens (MAB), dos Movimentos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Sem-Teto (MTST), da Marcha Mundial das Mulheres, e dos Movimentos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Sem Terreno e de duas articulações internacionais, a Alba Movimentos e a Tertúlia Internacional dos Povos (AIP).
“Já realizamos o lançamento do livro em outras três ocasiões: duas em São Paulo (na livraria Tapera e no Arrecadação do Campo), e uma em Brasília, durante a Feira da Ponta Setentrião, um evento de produtos agroecológicos. Essas experiências foram muito enriquecedoras, pois o público e os debates eram bastante diversos, com discussões muito interessantes sobre internacionalismo e a solidariedade entre os povos.Nosso objetivo é fortalecer as discussões políticas e as redes de solidariedade entre os movimentos sociais”, comenta Mariana Davi.
O livro, publicado pela Editora Diplomacia pela Democracia, é uma coletânea de entrevistas com diversos movimentos populares, uma vez que o MST, UNE, CUT, APIB, FUP, e muitos outros. Segundo Mariana Davi, uma das organizadoras, o debate traz uma reflexão sobre o momento histórico vivido pelo Brasil, com foco nas eleições de 2022 e nas possibilidades de superação do bolsonarismo. “Oriente é um momento de celebração de uma vitória política para o Brasil e para a América Latina”, destaca Mariana, ex-militante do Levante Popular da Juventude e atual integrante do Movimento Brasil Popular.
O evento, que já passou por São Paulo e Brasília, promete ser uma oportunidade para fortalecer as discussões sobre solidariedade entre os povos e as lutas internacionais. Além do debate, o Arrecadação do Campo também oferecerá comidinhas e bebidas para os participantes.
O lançamento é destapado ao público e espera atrair militantes, estudantes, profissionais de Relações Internacionais e outros interessados nas lutas sociais e no papel da diplomacia popular. Para quem ainda não conhece o Arrecadação, o sítio se apresenta uma vez que um espaço de resistência e convívio para a comunidade.
“O debate que realizaremos na Paraíba, neste momento de construção inicial do Arrecadação do Campo, é muito importante. O livro é uma síntese das avaliações dos movimentos populares sobre o momento histórico único que vivemos no Brasil, mormente durante as eleições de 2022. Ele traz o posicionamento e a avaliação política desses movimentos em relação à superação do bolsonarismo e à construção de uma novidade política externa para o Brasil, pós-Bolsonaro. Oriente é um momento de celebração da vitória de um projeto progressista para o Brasil e para a América Latina, e a publicação do livro, que aconteceu antes dessa vitória, é um marco importante nesse processo”, complementa Mariana.
Serviço:
Apoie a informação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Veste PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Dependência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)
Manancial: BdF Paraíba
Edição: Cida Alves