Deslizamentos de terreno, desabamentos e alagamentos: a chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Resguardo Social (Codesal), o aglomerado de chuva no mês ultrapassou 319 mm. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de murado 108 mm.
Levante é o novembro mais pluviátil desde 1961, segundo o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet). Com o temporal, foram registrados deslizamentos de terreno em encostas nos bairros periféricos vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Até 12h45 desta quarta, havia registros de um morto e quatro feridos nestes deslizamentos. [Veja foto abaixo]
Publicidade
Os bombeiros ainda não especificaram a extensão exata dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.
A vítima que morreu no deslizamento foi identificada exclusivamente porquê Júnior e tem 23 anos. Ele estava sozinho dentro de mansão quando o imóvel foi levado pela terreno. [Veja foto abaixo]
As quatro pessoas soterradas estavam em outro imóvel. Entre elas, está uma gaiato de seis anos que foi resgatada com vida por volta de 12h30. Ela foi intubada e levada para o Hospital do Subúrbio de helicóptero.
Uma segunda pessoa, uma mulher chamada Diane, que não teve a idade divulgada, também foi resgatada e levada para o Hospital Universal do Estado (HGE). Segundo o coordenador universal do Samu, Ivan Paiva, ela está consciente.
Segundo vizinhos, a terceira vítima é um jovem de 18 anos, chamado Paulo. Por volta de 13h30, ele ainda não havia sido retirado do sítio e não mantinha contato com os bombeiros.
Segundo as informações apuradas pelos repórteres da TV Bahia no sítio, a quarta vítima é um adulto de 30 anos, chamado Paulo. Ele saía para o trabalho quando foi atingido e ficou recluso pela perna. Ele mantém contato com os bombeiros.
Ainda nesta quarta, por volta de 10h, o Inmet emitiu um alerta de risco relacionado ao aglomerado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Uma vez que a chuva segue intensa, há risco de desabamentos e deslizamentos de terreno em diversos pontos da cidade. Por razão disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
- Mamede, Sobranceiro da Terezinha
- Bom Juá
- Mana Dulce, Cajazeiras 7
- Mangabeira I, Cajazeiras 8
- Mangabeira II, Cajazeiras 8
- Calabetão
- Vila Picasso, São Caetano
- Creche, Fortaleza Branco
- Moscou, Fortaleza Branco
- Vila Sabiá, Liberdade
- Voluntários da Pátria, Lobato
- Baixa do Cacau, São Caetano
- Brenha Real, Sete de Abril
- Olaria
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um sítio seguro.
Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma ateneu. O sítio estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Aliás, pontos de dilúvio estão sendo registrados em várias localidades da cidade.
Nascente/Créditos: G1
Créditos (Imagem de capote): Foto: Valma Silva/g1 Bahia