Diante do incisão de gastos para satisfazer o busto fiscal, o projecto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de comprar um novo avião presidencial não tem prazo para transpor do papel. Desde que a a aeroplano presidencial solene, VC-1 Airbus A319CJ, conhecida porquê Aerolula, apresentou problemas técnicos, em outubro deste ano, com o petista a bordo, o projecto do governo era açodar a obtenção de uma novidade aeroplano que custaria de 250 milhões de dólares (R$ 1,449 bilhão) a 350 milhões de dólares (R$ 2,029 bilhões).
Uma hipótese em estudo consiste na reforma de uma aeroplano já existente, um Airbus A330-200, mas Lula ainda não decidiu o que fazer.
Desde que o avião presidencial – um Airbus A319 CJ, espargido porquê Aerolula – sofreu uma pane na volta de uma viagem ao México, em 1º de outubro, quando uma das turbinas apresentou nequice técnica, o petista tem dito que a troca da aeroplano é principal para evitar mais riscos. Afirma, ainda, não estar falando de gasto, mas, sim, de investimento.
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Questionada pelo Estadão, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeroplano VC-1 – porquê é identificado o Airbus A319 CJ – permanece no Brasil, “à disposição para satisfazer missões que atendem à Presidência da República”.
De contrato com a FAB, uma equipe do Meio de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no México para extração e estudo dos dados do voo em que se encontravam Lula, Janja e comitiva.
O atual Aerolula usado por Lula foi comprado, ainda no seu primeiro procuração, por 56,7 milhões de dólares (91,7 milhões de dólares em valores atualizados, ou R$ 531,8 milhões) e começou a operar em 2005. A cabine presidencial tem um escritório, uma suíte, uma sala de reuniões e uma espaço para a segurança.
A autonomia de voo é de 11 milénio quilômetros e, por isso, a aeroplano precisa fazer várias escalas para reabastecer quando as viagens são mais longas, porquê para países da Europa e da Ásia. O Palácio do Planalto quer que o novo avião tenha maior alcance, além de internet de subida velocidade e uma sala mais espaçosa para reuniões reservadas.
Segundo a FAB, o VC-1 Airbus A319CJ comporta até 40 passageiros. A suíte do par presidencial está montada imediatamente adiante da asa e logo detrás do gabinete de despachos. Não há uma leito solta, mas uma espécie de sofá duplo, acoplado a uma das laterais.
A FAB equipou a aeroplano com recursos eletrônicos de resguardo, porquê a possibilidade de impedir o rastreamento ou a escuta de suas comunicações e de exprimir sinais destinados a confundir eventuais agressores.
*AE
Créditos (Imagem de capote): Foto: Ricardo Stuckert / PR