O Ministério da Ensino (MEC) abriu as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre do ano. Segundo a pasta, o procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do Portal Aproximação Único, de forma gratuita. O sistema ficará ingénuo até o dia 29 de novembro.
As vagas remanescentes referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas nas etapas regulares do Fies. Podem se inscrever no processo seletivo os estudantes efetivamente matriculados no curso, vez e lugar de oferta para o qual se inscreveram nas etapas regulares do programa.
“Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de ‘cursando’ no momento da letreiro ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado”, explicou o MEC.
Os interessados também precisam atender às demais exigências do programa, uma vez que a de possuir renda familiar mensal per capita de até três salários-mínimos. Candidatos inscritos no CadÚnico, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas.
Assim uma vez que na edição, a convocação seguirá as notas obtidas no Examinação Pátrio do Ensino Médio (Enem). A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do inspecção, muito uma vez que nota superior a zero na prova de redação. A lista de pré-selecionados será divulgada em 4 de dezembro, constituída de chamada única e de lista de espera.
O que é o Fies?
O Fies é um programa que financia secção das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado posteriormente a formatura, pode resguardar de 50% (bolsa parcial) a 100% (bolsa integral) do curso, com juros dependendo da renda familiar do candidato.