A ex-participante do reality show “A Herdade”, Ana Paula Minerato, de 33 anos, foi acusada de racismo, na madrugada desta segunda-feira. Em um áudio foi vazado e atribuído a ela, a influenciadora faz uma série de comentários racistas contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. Em seguida a denunciação, Ana Paula foi desligada do posto de musa da Gaviões da Leal, escola de samba de São Paulo, e não faz mais segmento do grupo de colaboradores da Band.
Nas gravações, a protótipo conversa com o rapper Kt Gomez, e questiona ele ter ficado com Ananda. Na suposta conversa atribuída a Ana Paula, ela teria usado termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da artista.
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, diz no áudio que é atribuído a Ana Paula.
Publicidade
Por desculpa da repercussão do áudio e das falas racistas, Ana Paula perdeu o posto de musa na Gaviões da Leal que, em 2025, vai levar um enredo afro para a avenida. Na Band, ela era contratada desde 2015 e atuava uma vez que titular de um programa quotidiano na rádio Band FM.
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, informou.
Quem é Ana Paula Minerato?
A protótipo e influenciadora Ana Paula Minerato, de 33 anos, ficou conhecida na TV uma vez que “panicat” no programa “Pânico”. A influenciadora também foi escalada em duas edições do reality show “A Herdade”, e foi vice-campeã de “A Herdade 8”, perdendo o título para Douglas Sampaio. Depois, ela voltou ao programa em “A Herdade Novidade Chance”, sendo a oitava eliminada.
Nas redes sociais, Ana Paula Minerato costuma mostrar a rotina de treinos e soma 1,2 milhão de seguidores no Instagram.
Ana Paula Minerato também vive uma pugna com a mãe e a mana, Tati Minerato. As duas brigaram em 2019, devido a uma discussão. Ana Paula e Tati não se falam, e Sylvia Minerato, mãe das duas, teria defendido Tati. Nas redes sociais, a mana se manifestou sobre a denunciação contra Ana Paula.
“Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e saída. Antes de mais zero, quero deixar simples que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem segmento da minha história!
Desde rapaz, em minha família, fui ensinada sobre a influência do saudação ao próximo. Minha mãe, Dona Sílvia, foi uma figura meão nesse processo, sempre nos mostrando o valor de tratar todas as pessoas com paridade e honra.
Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha mana, Ana Paula Minerato, preciso proferir que, por mais que o paixão pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o incidente e reitero que não apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa.
Meu compromisso será sempre com a construção de um horizonte onde o saudação, a inclusão e a paridade sejam valores inegociáveis. É logo que vivo e uma vez que quero continuar minha trajetória, tanto no samba quanto em todas as esferas da minha vida.”