O resultado deixou o time treinado por Pepa com 66 pontos na terceira posição da segunda partilha. Vencedor com uma rodada de antecedência, o Alvinegro Praiano terminou a competição com 67 pontos.
O Sport precisava fazer a sua secção e torcer por tropeços de rivais para subir. Com a itinerário do Novorizontino para o Goiás, em Goiânia, o vencedor da Despensa do Brasil de 2008 conseguiu entrar no G4 definitivamente.
Sarau na Ilhota do Retiro
Uma grande sarau foi feita no estádio antes de a esfera rolar. As luzes foram apagadas e os torcedores do Sport ligaram lanternas de celulares para iluminar o envolvente.
Ou por outra, uma fumaça amarela foi liberada do gramado em direção às arquibancadas, a término de preparar uma atmosfera mais peculiar na Ilhota do Retiro, completamente lotada.
Sport vai pra cima
Desesperado pela vitória e empurrado por seu torcedor, o Sport tomou a atitude desde o início do jogo. O Rubro-Preto terminou a primeira lanço com superioridade em posse de esfera e nas finalizações.
Leão abre o placar com lei do ex
Rebaixado com o Santos em 2023, Lucas Lima se reinventou no Sport nesta temporada. Foi dos pés do meio-campista que saiu o primeiro gol do Leão na decisão deste domingo, no término do primeiro tempo.
O armador converteu penalidade máxima cometida por Sandry em Fabrício Domínguez.
Mais uma vez, Lucas Lima brilha
Iluminado, o ex-jogador da Seleção Brasileira marcou o segundo gol do Sport no jogo, aos 18 do segundo tempo.
Lima recebeu passe de Lobato e, dentro da grande dimensão, bateu réptil, no cantinho da meta defendida por Gabriel Brazão.
Santos diminui
Frágil em campo, o Santos conseguiu diminuir o placar na base da esfera paragem de Romulo Otero.
O venezuelano cobrou falta no meio-campo, João Basso tocou de cabeça e Wesley Silva completou para as redes, aos 30 minutos do segundo tempo.
Barletta perde pênalti e mantém martírio
Aos 38 minutos do segundo tempo, o Sport teve a chance de matar o jogo e prometer a vitória em penalidade máxima. No entanto, Gabriel Brazão defendeu a cobrança de Chrystian Barletta.
Qual o preço de dois gols decisivos em uma ‘final’?
Para racontar com Lucas Lima na decisão, o Sport precisou remunerar R$ 500 milénio ao Santos.
Isso porque o meia pertence ao Peixe e está emprestado ao clube pernambucano. O contrato previa que o Leão pagasse essa quantia ao Alvinegro se quisesse ter o desportista em jogos envolvendo a equipe.
Volta à Série A depois três anos na Segunda Separação
Rebaixado em 2021, o Leão voltará a jogar a escol do futebol pátrio em 2025. Em 2022 e 2023, o time bateu na trave pelo entrada e teve de amargar a partilha de entrada.
Será a 43ª participação do Sport na Série A, e a 12ª desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos.